terça-feira, 27 de março de 2012

Pontuar é preciso II (Respostas)

PONTUAR É PRECISO II (RESPOSTAS)


            Um dos maiores absurdos do ensino de português é tentar ensinar o aluno a usar os sinais de pontuação por meio da análise sintática. Por que o indivíduo chega à idade adulta “com medo” de pontuar?
São poucos os alunos que conseguem separar o sujeito do predicado. O que se dirá de professores que “ensinam” que não se deve separar por meio de vírgula o verbo transitivo direto do objeto direto, o núcleo do objeto indireto de seu adjunto adnominal, o termo regente do complemento nominal do termo regido e assim por diante? E o que se dirá de professores que afirmam que, por outro lado, deve-se colocar vírgula entre a oração principal e a oração subordinada, principalmente se esta estiver deslocada, que se deve colocar vírgula entre a oração principal e a oração subordinada adjetiva explicativa (mas não, se a oração for adjetiva restritiva) e assim por diante? Qual é o indivíduo, qual é o jornalista, qual é o escritor que se lembra dessas regras bolorentas ao redigir o seu texto?
            Saber pontuar é, antes de tudo, ter muito contato com o texto. Mas isso não basta. É necessário que o professor de português faça exercícios específicos sobre pausas na leitura. O aluno precisa ter o hábito de pontuar. Assim como é possível fazer leituras em voz alta em sala de aula, obedecendo às pausas, é possível também fazer com que o aluno releia o seu texto em voz alta, sempre tomando muito cuidado com as pausas, como veremos a seguir.

VÍRGULA

I – Observe o modelo:                                                 

Fernanda [   ,    ] Waldênia e Reinaldo são alunos desta turma.     

Leia a frase em voz alta, dando ênfase à vírgula. Em outras palavras, entre Fernanda e Waldênia existe uma pequena pausa, que corresponde a uma vírgula.
Proceda da mesma forma com as frases que se seguem, ou seja, leia-as em voz alta e, quando houver uma pausa, coloque uma vírgula entre colchetes.

1 – Nélia[,] Bárbara e Aparecida destacam-se como boas alunas.
2 – Os professores[,] os alunos e a comunidade deveriam se interessar pelo projeto.
3 – Os livros infantis[,] as revistas em quadrinhos e os almanaques podem ficar na estante da esquerda.

                  Þ Observe: quando se usa e, não há necessidade de colocar vírgula.

4 – Os estudantes[,] os professores os funcionários e os pais se mobilizaram contra a nova medida do governo.
5 – Todas as ruas[,] avenidas[,] praças e logradouros públicos deverão ser cadastrados.
6 – Os alunos provenientes de outras escolas[,] os professores recém-contratados e os funcionários não-concursados     irão se reunir hoje à tarde.
                                         Ý
                                        Aqui se pode fazer uma pequena pausa, é verdade, mas não se coloca vírgula, porque irão se reunir se refere ao que foi dito antes, ou seja, está ligado ao que já foi dito.
                            Em outras palavras:
                            Do mesmo modo como não faz sentido colocar vírgula na frase abaixo,

                            Os professores  ,      irão se reunir hoje,

        também não faz sentido colocar vírgula na frase 6 acima, no lugar indicado pela seta.

7 – Os livros de história[,] os cadernos de matemática e as pastas de desenho estão reunidos no armário.
8 – As crianças[,] os idosos[,] os deficientes físicos e as gestantes não precisam entrar na fila.
9 – Os atletas compraram bolas[,] camisas e raquetes.
10 – Este autor escreve poemas[,] contos e peças teatrais.
11 – O Prefeito de Belo Horizonte quis se referir aos aposentados[,] aos funcionários efetivos e aos concursados.
12 – Meus vizinhos gostam de computador[,] de televisão[,] de videoquê e de sanduíche.
13 – Os velocistas correm contra o vento[,] contra os competidores e contra o poder econômico.
14 – O artigo fez referência aos brancos[,] aos índios e aos negros.
15 – A sentença proferida pelo Juiz foi favorável aos proprietários[,] aos inquilinos[,] aos síndicos e aos visitantes.
16 – Trata-se de uma casa grande[,] moderna[,] ventilada e segura.
17 – Os contribuintes reincidentes[,] faltosos e omissos serão chamados na segunda etapa.
18 – Devemos agir com moderação[,] justiça e grandeza de caráter.
19 – Durante a segunda quinzena de junho[,] haverá muitas festas juninas em meu bairro.
20 – Com base no Código Nacional de Trânsito[,] os motoristas foram autuados em flagrante.
21 – Depois do prazo combinado[,] a polícia arrombou a portaria.
22 – Nas cidades ribeirinhas[,] o único alimento que não falta é o peixe.
23 – Com muito cuidado[,] o turista colocou no lugar a peça desaparecida.

II – Nos exemplos que se seguem, você não precisa mais indicar as pausas com os colchetes, mas continue a ler as frases em voz alta e a colocar vírgula nas pausas:

1 – Nas ilhas pertencentes ao Peru, os pesquisadores americanos encontraram exemplares de um lagarto pouco conhecido.
2 – A banda conseguiu, durante os últimos trinta minutos do show, um fato inédito: o silêncio total dos presentes.
3 – Dom Pedro II, Imperador do Brasil, foi um monarca sábio.
4 – Entre os livros de Machado de Assis, famoso escritor brasileiro, encontram-se Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro.
5 – Nuvens escuras apareceram no céu, sinal de tempestade iminente.
6– Mensageira da ideia, a palavra é a mais bela expressão da alma humana.
7 – A verdade, meus alunos, é que a mentira gera desconfiança.
8 – Meu Deus, por que me abandonastes?
9 – Podemos afirmar, senhores, que o nosso esforço foi recompensado.
10 – Os dias passam, as estações se sucedem.
11 – A palavra vale prata, o silêncio vale ouro.
12 – O braço constrói, o espírito eterniza.
13 – Os meninos pediram, choraram, imploraram até conseguirem o que queriam.
14 – Mudamos de paixões, mas não vivemos sem elas.
15 – Elas trabalham de sol a sol, porém recebem salários irrisórios.
16 – O mar é generoso, porém às vezes se torna cruel.
17 – As crianças são assim mesmo: ora participam de tudo, ora se retiram para o seu mundo.
18 – Penso, logo existo.
19 – Os professores deste colégio são sábios, por conseguinte merecem respeito.
20 – Deus, que é nosso pai, nos salvará.
21 – Ele tem amor às plantas, que cultiva com carinho.
22 – A mãe, que era surda, estava na sala com ela.
23 – Como as máquinas estão ocupadas, faremos o trabalho à mão.
24 – O professor ficou satisfeito, embora os resultados não fossem os esperados.
25 – Só poderíamos falar em desenvolvimento, se as taxas estivessem mais elevadas.
26 – Convidaremos os vizinhos, desde que todos venham.
27 – A empresa fará suas compras no país, a fim de prestigiar a indústria nacional.
28 – Quanto mais as cidades crescem, mais problemas vão surgindo.
29– Enquanto a formiga trabalhava, a cigarra cantava.
30 – Embora houvesse muita gente no estádio, nada de grave aconteceu.
31 – Não me impedirão de vir aqui hoje, ainda que tentem.
32 – Se tudo corresse bem, eles chegariam antes do anoitecer.
33 – À medida que o governo perdia força, a oposição aumentava sua influência.
34 – Construíram barreiras de pedra na entrada da cidade, para que a torrente de lama não invadisse as ruas.
35 – Apareceram estrelas no céu, assim que o sol se pôs.




Nenhum comentário:

Postar um comentário