sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Aprender português é...


            Todo indivíduo nasce com capacidade para aprender a língua materna, como afirma Chomsky. A proposta do linguista americano faz todo o sentido, pois não há nada tão natural e tão intuitivo como a aquisição e o domínio da própria língua. Aos seis anos de idade, quando entra para a escola, a criança já domina perfeitamente bem o seu idioma. É claro que não estamos falando de língua padrão ou de linguagens especiais, como o economês ou o politiquês, mas o menino é capaz de conversar horas e horas sobre futebol, videogame, passeios, brincadeiras, etc. Em outras palavras: já domina uma língua, a língua materna e possui uma gramática internalizada, que ele usa maravilhosamente bem, mas não sabe explicitá-la, isto é, não sabe explicar como ela funciona. Por que estou falando isso?
            Observe que a criança não recebe aulas para aprender a língua materna. A mãe não chega para o filho e fala: “Agora assenta aqui, porque eu vou explicar para você a diferença entre singular e plural...” A mãe poderá, quando muito, “corrigir” o filho no ato da fala e dizer: “Não é os menino, mas os meninos, não é os professor, mas os professores, não é os anel, mas os anéis, e assim por diante.” Mas, na verdade, a criança aprende a usar a língua é no exercício efetivo da linguagem. É praticando, é usando a língua no momento em que precisa dela para se comunicar ou para expressar os seus sentimentos.
            O erro milenar do ensino da língua materna reside, a meu ver, na insistência em ensinar teoria da linguagem, em vez de ensinar a própria linguagem. Na escola, o aluno precisa aprender a usar a língua padrão, o que deve ser feito pela prática e pelo uso da norma culta e não por meio do ensino de teoria linguística (leia-se: teoria gramatical). Aprende-se a nadar, nadando, aprende-se a andar de bicicleta, pedalando, sem necessidade conhecimentos teóricos.
            Estou dizendo isso, porque eu gostaria que o caro leitor observasse bem a lição de português que eu postei neste blog. Não há nada de teoria gramatical, pois como disse em textos anteriores, é possível aprender a língua padrão, sem necessidade de estudar gramática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário