sábado, 18 de fevereiro de 2012

Sobre o livro GRAMÁTICA NUNCA MAIS 2

Muitas pessoas me têm perguntado a respeito do livro Gramática nunca mais 2, que lancei em novembro do ano passado; afinal, qual é o seu conteúdo, a que público se destina, como devo utilizá-lo, qual é a “novidade” da proposta (se é que tem alguma novidade), enfim, para que serve o livro?

Em síntese, o que defendo é que é perfeitamente possível dominar o português padrão sem necessidade de aprender gramática. Você acha que isso é impossível?

Para demonstrar o meu ponto de vista, pretendo, a partir da próxima postagem, apresentar vários resumos dos capítulos do Gramática nunca mais 2. Espero, assim, convencer o caro amigo, ou amiga, de que: 1) O domínio da língua padrão é extremamente importante na vida; 2) Esse domínio pode e deve ser feito sem o estudo da gramática; 3) O estudo da gramática na escola tem contribuído para degradar o ensino de português; 4) É essencial que o estudo da disciplina português seja feito de maneira prazerosa e cause de fato interesse entre os alunos

Depois do Carnaval, começarei a apresentar esses resumos do meu livro. Espero que você se interesse pelo assunto e me envie dúvidas, críticas e sugestões.

2 comentários:

  1. Bom dia, prof. Li o seu blog. Concordo com tudo que foi dito. Entretanto, vejo não sei se pequeno ou grande, um problema que nós professores, pedagogos, diretores temos que enfrentar: o próprio sistema de ensino. Paulo Freire abordava uma questão parecida quando se referia à forma de se educar adultos. Na sala de aula o prof. falando frases do tipo: IVO VIU A AVE, O OVO É DA AVE, A AVE VOA. Isso era uma forma de educação que não trazia nem um proveito, pois principalmente um adulto, cansado, depois do trabalho não ia querer aprender a ler e escrever desta maneira. Falar sobre algo relacionado com a vida do trabalhador, sobre seu dia-a-dia, seria bem mais prazeroso. Educá-lo seria mais proveitoso e mais rápido. Vejo que este pesadelo chamado GRAMÁTICA ainda é muito difícil de combater. Vestibular é o grande problema, penso eu. Particularmente, nunca achei tão chatas certas regras, pois até que a GRAMÁTICA era um pouco "prazerosa" pra mim, contudo, muito do que aprendi, não sei mais nada. É difícil aprender português usando somente regras, mas o professor que usar novos métodos precisar saber que terá muitos problemas a enfrentar. Não é impossível, certamente, mas as vezes ele fica de mãos e pés atados em muitas situações.
    Comentei sobre seu livro GRAMÁTICA NUNCA MAIS para um professor aqui do Curso de Especialização e ele discordou na mesma hora. As aulas dele foram tipo daquelas ministradas atualmente em colégio, sobre regras. Ele tem doutorado, mas, creio que as aulas não foram proveitosas para ninguém do curso. Precisamos mudar os métodos como fez Paulo Freire. Concordo com tudo que vc. disse. Será difícil, mas não impossível.

    UM GRANDE ABRAÇO
    JOÃO PAULO GOMES

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde,
    Gostaria de adquirir um exemplar do livro. Alguma indicação de onde comprá-lo?
    Obrigada

    ResponderExcluir