Afinal, como deve
ser o ensino de português? (cont.)
Passo a
apresentar, como prometi na última postagem, um modelo de Lição de Português,
como propus no meu livro Gramática: nunca mais (I) (Ed. Martins Fontes).
A Lição
compreende as seguintes partes:
I – Prática da leitura – a)
Vocabulário
b)
Prática linguìstica
c) Compreensão do texto
d)
Expressão oral
II – Exercícios em língua padrão
III – Produção da escrita
Para que
a postagem não fique muito sobrecarregada, transcrevo apenas uma parte do texto
e as partes iniciais dos exercícios.
I – Prática da leitura – a) Vocabulário
VIVA O
CHOCOLATE
É sempre
assim. Chega a Páscoa, você consome chocolate em porções além do razoável, e,
ao final da comilança, vem o remorso. Quer uma boa notícia para diminuir seu
sentimento de culpa? Cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados
Unidos, descobriram que o chocolate – pasmem! – faz bem à saúde. O estudo,
apresentado recentemente na Associação Americana para o Avanço da Ciência,
sugere que o consumo moderado de chocolate amargo pode evitar infartos. O
segredo da iguaria estaria relacionado com uma substância de nome estranho: o
flavonoide. Facilmente encontrada em frutas e vegetais, ela é capaz de combater
os radicais livres que estão por trás do entupimento das artérias. Os
flavonóides funcionam como potentes filtros sanguíneos: diminuem a formação de
placas de gordura e transformam o colesterol ruim, conhecido como LDL, em
substâncias que favorecem o bom funcionamento do coração.
...................................................................................................................................................
Veja,
Ed. Abril, ed. 1643, ano 33, n. 3, p. 152, 5 abr. 2000.
1ª PARTE – PRÁTICA DA
LEITURA
A – VOCABULÁRIO
I – Observe as frases abaixo, extraídas do texto. Procure
no dicionário o sentido das palavras e expressões sublinhadas e construa outra
frase com cada uma das palavras e expressões:
1 – “...ao final da comilança, vem o remorso.”
remorso:________________________________________________________________________
___________________________________________________________________
2 – “Cientistas da
Universidade da Califórnia [...] descobriram que o chocolate – pasmem! –
faz bem à saúde.”
pasmar:_________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
3 – “O segredo da iguaria estaria
relacionado...”
iguaria:_______________________________________________________________
_____________________________________________________________________
4
– “...ela [a substância] é capaz de combater os radicais livres que
estão por trás do entupimento das artérias.”
radical
livre: ___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
5
– “Os flavonoides [...] transformam o colesterol ruim...”
colesterol:
________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
Afinal, como deve ser o ensino de português?
ResponderExcluir