segunda-feira, 3 de junho de 2013

Afinal, como deve ser o ensino de português? (cont.)


Afinal, como deve ser o ensino de português? (cont.)

         Passo a apresentar, como prometi na última postagem, um modelo de Lição de Português, como propus no meu livro Gramática: nunca mais (I) (Ed. Martins Fontes).

            A Lição compreende as seguintes partes:

                        I – Prática da leitura – a) Vocabulário

                                                            b) Prática linguìstica

                                                            c) Compreensão do texto

                                                            d) Expressão oral

                        II – Exercícios em língua padrão

                        III – Produção da escrita

            Para que a postagem não fique muito sobrecarregada, transcrevo apenas uma parte do texto e as partes iniciais dos exercícios.

 I – Prática da leitura – a) Vocabulário

 
VIVA  O  CHOCOLATE
 
         É sempre assim. Chega a Páscoa, você consome chocolate em porções além do razoável, e, ao final da comilança, vem o remorso. Quer uma boa notícia para diminuir seu sentimento de culpa? Cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriram que o chocolate – pasmem! – faz bem à saúde. O estudo, apresentado recentemente na Associação Americana para o Avanço da Ciência, sugere que o consumo moderado de chocolate amargo pode evitar infartos. O segredo da iguaria estaria relacionado com uma substância de nome estranho: o flavonoide. Facilmente encontrada em frutas e vegetais, ela é capaz de combater os radicais livres que estão por trás do entupimento das artérias. Os flavonóides funcionam como potentes filtros sanguíneos: diminuem a formação de placas de gordura e transformam o colesterol ruim, conhecido como LDL, em substâncias que favorecem o bom funcionamento do coração.
...................................................................................................................................................
 
                                              Veja, Ed. Abril, ed. 1643, ano 33, n. 3, p. 152, 5 abr. 2000.

 1ª PARTE – PRÁTICA DA LEITURA

 A – VOCABULÁRIO

 I – Observe as frases abaixo, extraídas do texto. Procure no dicionário o sentido das palavras e expressões sublinhadas e construa outra frase com cada uma das palavras e expressões:
1 –  “...ao final da comilança, vem o remorso.”

remorso:________________________________________________________________________


___________________________________________________________________    

2 – “Cientistas da Universidade da Califórnia [...] descobriram que o chocolate – pasmem! – faz bem à saúde.”

pasmar:_________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
 
3 – “O segredo da iguaria estaria relacionado...”

iguaria:_______________________________________________________________
_____________________________________________________________________
4 – “...ela [a substância] é capaz de combater os radicais livres que estão por trás do entupimento das artérias.”
radical livre: ___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
5 – “Os flavonoides [...] transformam o colesterol ruim...”
colesterol: ________________________________________________________________
_________________________________________________________________________

Um comentário: