terça-feira, 25 de junho de 2013

Afinal, como deve ser o ensino de português? (cont.)


Lição de português (III)
 
C – COMPREENSÃO DO TEXTO
 
I – O primeiro parágrafo do texto pode ser resumido da seguinte maneira:
1º parágrafo:  o chocolate apresenta uma substância (flavonoide), que previne contra os infartos.
Proceda da mesma maneira, com relação ao 2º e 3º parágrafos:
2º parágrafo: __________________________________________________________
3º parágrafo : __________________________________________________________
Procure resumir em uma frase o sentido principal do texto:
_________________________________________________________________________­­­­­­­­II – Coloque V (Verdadeiro), F (Falso) ou NP (Não pertinente, ou seja, se o assunto não é tratado no texto), de acordo com a posição expressa pelo autor do texto:
 
(     ) Todo tipo de chocolate é benéfico ao organismo.
(     ) O brasileiro consome mais chocolate que o boliviano.
(     ) As pessoas, de um modo geral, sentem remorso ao comerem muito chocolate.
(     ) O chocolate virou amigo do coração, porque favorece o romantismo.
(    ) O chocolate meio amargo faz bem ao coração, porque tem uma maior concentração de cacau.
(    ) O chocolate apresenta uma substância chamada flavonoide, que contribui para o aumento do  LDL no organismo.
(    ) Os chocolates ao leite ou feitos de chocolate branco não são ricos em flavonoides.
 
III – Explique a última afirmativa do texto:
“... o chocolate virou amigo do coração, mas continua inimigo da balança.”
 
IV – Segundo a sua opinião, qual é a informação nova mais importante da reportagem? O que justifica o autor ter escrito uma reportagem como esta?
 
V – Deve um jovem fazer dietas ou regimes para emagrecer e/ou manter a forma física?
 
VI – Na sociedade em que vivemos, a aparência física influencia no julgamento que fazemos a respeito das pessoas? O que você pensa disso?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário