sexta-feira, 19 de julho de 2013

Afinal, como deve ser o ensino de português?


Afinal, como deve ser o ensino de português? (cont.)
 
Lição de português (IV)

 

 

2ª PARTE – EXERCÍCIOS  EM  LÍNGUA  PADRÃO (Pontuação I)

 
DESAFIO
 
A passagem abaixo foi extraída do texto desta lição. Foram retirados os sinais de pontuação. Tente fazer a pontuação adequada, sem consultar o texto original. Observe como fica confusa a leitura de um texto que não apresenta os sinais de pontuação:
 
“É sempre assim chega a Páscoa você consome chocolate em porções além do razoável e ao final da comilança vem o remorso quer uma boa notícia para diminuir seu sentimento de culpa cientistas da Universidade da Califórnia nos Estados Unidos descobriram que o chocolate pasmem faz bem à saúde”
 
Os sinais de pontuação foram empregados treze vezes. Confira a sua cotação:
                            10 a 13 acertos: ÓTIMO
                            7 a 9 acertos:     BOM
                            4 a 6 acertos:     REGULAR
                            0 a 3 acertos:     ATENÇÃO!

 
I – Observe o modelo:                                                 
 
Fernanda  [   ,    ] Waldênia e Renaldo são alunos desta turma.     
 
Leia a frase em voz alta, dando ênfase à vírgula. Em outras palavras, entre Fernanda e Waldênia existe uma pequena pausa, que corresponde a uma vírgula.
Proceda da mesma forma com as frases que se seguem, ou seja, leia-as em voz alta e, quando houver uma pausa, coloque uma vírgula entre colchetes.
 
1 – Nélia [  ,  ]  Bárbara e Aparecida destacam-se como boas alunas.
2 – Os professores os alunos e a comunidade deveriam se interessar pelo projeto.
3 – Os livros infantis as revistas em quadrinhos e os almanaques podem ficar na estante da esquerda.
 
                  Þ Observe: quando se usa e, não há necessidade de colocar vírgula.
 
4 – Os estudantes os professores os funcionários e os pais se mobilizaram contra a nova medida do governo.
5 – Todas as ruas avenidas praças e logradouros públicos deverão ser cadastrados.
6 – Os alunos provenientes de outras escolas os professores recém-contratados e os funcionários não-concursados     irão se reunir hoje à tarde.
                       Ý
                       Aqui se pode fazer uma pequena pausa, é verdade, mas não se coloca vírgula, porque irão se reunir se refere ao que foi dito antes, ou seja, está ligado ao que já foi dito.
                            Em outras palavras:
                            Do mesmo modo como não faz sentido colocar vírgula na frase abaixo,
 
                            Os professores  ,      irão se reunir hoje à tarde,
 
                       Também não faz sentido colocar vírgula na frase 6 acima, no lugar indicado pela seta.

7 – Os livros de História os cadernos de Matemática e as pastas de Desenho estão reunidos no armário.
8 – As crianças os idosos os deficientes físicos e as gestantes não precisam entrar na fila.
9– Os atletas compraram bolas camisas e raquetes.
10 – Este autor escreve poemas contos e peças teatrais.
11 – O Prefeito de Belo Horizonte quis se referir aos aposentados aos funcionários efetivos e aos concursados.
12 – Meus vizinhos gostam de computador de televisão de videoquê e de sanduíche.
13 – Os velocistas correm contra o vento contra os competidores e contra o poder econômico.
14 – O artigo fez referência aos brancos aos índios e aos negros.
15 – A sentença proferida pelo Juiz foi favorável aos proprietários aos inquilinos aos síndicos e aos visitantes.
 
II – Nos exemplos que se seguem, você não precisa mais indicar as pausas com os colchetes, mas continue a ler as frases em voz alta e a colocar vírgula nas pausas:
 
1 – Nas ilhas pertencentes ao Peru os pesquisadores americanos encontraram exemplares de um lagarto pouco conhecido.
2 – A banda conseguiu durante os últimos trinta minutos do show um fato inédito: o silêncio total dos presentes.
3 – Dom Pedro II Imperador do Brasil foi um monarca sábio.
4 – Entre os livros de Machado de Assis famoso escritor brasileiro encontram-se Memórias póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro.
5 – Nuvens escuras apareceram no céu sinal de tempestade iminente.
6– Mensageira da idéia a palavra é a mais bela expressão da alma humana.
7 – A verdade meus alunos é que a mentira gera desconfiança.
8 – Meu Deus por que me abandonastes?
9 – Podemos afirmar senhores que o nosso esforço foi recompensado.
10 – Os dias passam as estações se sucedem.
11 – A palavra vale prata o silêncio vale ouro.
12 – O braço constrói o espírito eterniza.
13 – Os meninos pediram choraram imploraram até conseguirem o que queriam.
14 – Mudamos de paixões mas não vivemos sem elas.
15 – Elas trabalham de sol a sol porém recebem salários irrisórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário